ARCADISMO

ARCADISMO NO BRASIL

CLÁUDIO MANOEL DA COSTA

TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA

BASÍLIO DA GAMA

SANTA RITA DURÃO



EXERCÍCIOS


Questões:

01. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.
b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza).
c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).


02. Indique a alternativa errada:

a) Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco.

b) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco.

c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos.

d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora.

e) O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo.


Nos exercícios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo.

(Podem ocorrer várias em cada exercício).

03. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a) o século XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;
b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.


04. Quanto à linguagem árcade:

a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
b) tornou-se artificial, pedante, inatural;
c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;
d) manteve as ousadias expressionais do Barroco;
e) promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.


05. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:

a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia.
b) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga.
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto.
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto.
e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa.


06. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a) Barroco / Contra-Reforma.
b) Arcadismo / Iluminismo
c) Romantismo / Revolução Industrial.
d) Arcadismo / Anti-Classicismo
e) Arcadismo / Racionalismo


07. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:

a) Marília de Dirceu
b) Vila Rica
c) Fábula do Ribeirão do Carmo
d) Caras Chilenas
e) O Uruguai


08. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena.

São heróis desse poema:

a) Cacambo, Lindóia, Moema
b) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema
c) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura
d) Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade
e) n.d.a.


09. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.

b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.

c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.

d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.

e) A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.


10. (ITA) Dadas as afirmações:

I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.

II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.

III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.

Está(ão) Correta(s):

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas


Resolução:





01. C 

02. E 

03. D 

04. A, B, D 


05. D 

06. D 

07. D 

08. D 09. E 10. D



EXERCÍCIOS SOBRE ARCADISMO


11) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

Que vive de guardar alheio gado;

De tosco trato, de expressões grosseiro,

Dos frios gelado e dos sóis queimado.

Tenho próprio casal e nele assisto

Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

Das brancas ovelhinhas tiro o leite,

E mais as finas lãs, de que me visto.


Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!"


A presente estrofe reflete a temática predominante no período:

a) romântico

b) parnasiano

c) arcádico

d) simbolista

e) modernista






12) (UF - PR) - "Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

Que vive de guardar alheio gado;

De tosco trato, de expressões grosseiro,

Dos frios gelado e dos sóis queimado.

Tenho próprio casal e nele assisto

Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

Das brancas ovelhinhas tiro o leite,

E mais as finas lãs, de que me visto.


Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!"


O texto tem traços que caracterizam o período literário ao qual pertence. Uma qualidade patente nesta estrofe é:

a) o bucolismo;

b) o misticismo;

c) o nacionalismo;

d) o regionalismo;

e) o indianismo.






13) (Fuvest) - I. "Porque não merecia o que lograva,

Deixei, como ignorante, o bem que tinha,

Vim sem considerar aonde vinha,

Deixei sem atender o que deixava."


II."Se a flauta mal cadente

Entoa agora o verso harmonioso,

Sabei, me comunica este saudoso

Influxo a dor veemente;

Não o gênio suave,

Que ouviste já no acento agudo e grave."


III."Da delirante embriaguez de bardo

Sonhos em que afoguei o ardor da vida,

Ardente orvalho de febris pranteios,

Que lucro à alma descrida?"


Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:

a) barroco - arcadismo - romantismo.

b) barroco - romantismo - parnasianismo.

c) romantismo - parnasianismo - simbolismo.

d) romantismo - simbolismo - modernismo.

e) parnasianismo - simbolismo - modernismo.






14) (Cescem) - O Arcadismo, didaticamente, inicia-se, no Brasil, em 1768:

a) com a fundação de Arcádia de Lusitana.

b) com a publicação de poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ulissiponense.

c) com a publicação dos poemas de Cláudio Manuel da Costa (em Lisboa) e pela fundação da Arcádia Ultramarina.

d) pela vinda da família real para o Brasil.

e) nenhuma das anteriores.






15) (Ufsc) - Considere as afirmativas sobre Barroco e o Arcadismo:


1. Simplificação da língua literária – ordem direta – imitação dos antigos gregos e romanos.

2. Valorização dos sentidos – imaginação exaltada – emprego dos vocábulos raros.

3. Vida campestre idealizada como verdadeiro estado de poesia-clareza-harmonia.

4. Emprego freqüente de trocadilhos e de perífrases – malabarismos verbais – oratória.

5. Sugestões de luz, cor e som – antítese entre a vida e a morte – espírito cristão antiterreno.


Assinale a opção que só contém afirmativas sobre o Arcadismo:

a) 1, 4 e 5

b) 2, 3 e 5

c) 2, 4 e 5

d) 1 e 3

e) 1, 2 e 5






16) (Puc rj) - Qual dessas afirmações não caracterizava a poesia arcádica realizada no Brasil no século XVIII?

a) Procurava-se descrever uma atmosfera denominada locus amoenus.

b) A poesia seguia o lema de “cortar o inútil” do texto.

c) As amadas eram ninfas, lembrando a mitologia grega e romana.

d) Os poetas da época não se expressaram no gênero épico.

e) Diversos poemas foram dedicados a reis e rainhas, e tinham um objetivo político.






17) (Mackenzie) - Apontar a alternativa correta:

a) Tomás Antônio Gonzaga cultivou a poesia satírica em O Desertor.

b) Na obra Cartas Chilenas, temos uma sátira contra a administração de Luís da Cunha Menezes.

c) Nessa obra o autor se disfarça sob o nome de “Doroteu”

d) Para maior disfarce, o autor de Cartas Chilenas faz passar a ação na cidade do Rio de Janeiro.

e) Tomás Antônio Gonzaga tinha o pseudônimo de “Doroteu”.






18) (Santa Casa SP) - Texto I


“É a vaidade, Fábio, nesta vida,

Rosa, que da manhã lisonjeada,

Púrpuras mil, com ambição dourada,

Airosa rompe, arrasta presumida.”


Texto II


“Depois que nos ferir a mão da morte,

ou seja neste monte, ou noutra serra,

nossos corpos terão, terão a sorte

de consumir os dous a mesma terra.”


O texto I é barroco; o texto II é arcádico. Comparando-os, é possível afirmar que os árcades optaram por uma expressão:

a) impessoal e, portanto, diferenciada do sentimentalismo barroco, em que o mundo exterior era projeção do caos interior do poeta.

b) despojada das ousadias sintáticas da estética anterior, com predomínio da ordem direta e de vocábulos de uso corrente. 

c) que aprofunda o naturalismo da expressão barroca, fazendo que o poeta assuma posição eminentemente impessoal.

d) em que predominam, diferentemente do Barroco, a antítese, a hipérbole, a conotação poderosa.

e) em que a quantidade de metáforas e de torneios de linguagem supera a tendência denotativa do Barroco.






19) (Cescem) - “Alguém há de cuidar que é frase inchada

Daquela que lá se usa entre essa gente

Que julga, que diz muito, e não diz nada.

O nosso humilde gênio não consente,

Que outra coisa se diga mais, que aquilo

Que só convém ao espírito inocente.”


Os versos de Cláudio Manuel da Costa lembram o fato de que:

a) a expressão exata, contida, que busca os limites do essencial, é traço da literatura colonial brasileira e dos primeiros movimentos estéticos pós-Independência.

b) o Barroco se esforçou por alcançar uma expressão rigorosa e comedida, a fim de espelhar os grandes conflitos do homem.

c) o Arcadismo, buscando simplicidade, se opôs à expressão intrincada a aos excessos do cultismo do Barroco.

d) o Romantismo, embora tenha refugado os rigores do formalismo neo-clássico, tomou por base o sentimentalismo originário desse movimento estético.

e) o Romantismo negou os rigores da expressão clássica e lusitana, mas incorporou a tradição literária da poesia colonial.






20) (Ffsc) - Os autores árcades brasileiros apresentam uma obra divorciada das necessidades brasileiras, na segunda metade do século XVIII. Como processo de defesa à liderança do público, tais letrados criam:

a) poemas de profundo subjetivismo;

b) os contos regionais de mineração;

c) a dialética;

d) as academias;

e) a literatura romântica.






21) (Cescea) - “A poesia parece fenômeno mais vivo e autêntico (...) por ter brotado de experiências humanas palpitantes”. (Ele) “é dos raros poetas brasileiros, certamente o único entre os árcades, cuja vida amorosa importa para a compreensão da obra.”


“O lírico ouvidor soltava os seus amores em liras apaixonadas, que tinham, naquele ambiente de Vila Rica, um sabor novo e raro.”


Assim a crítica literária tem-se manifestado sobre o poeta:

a) Cláudio Manuel da Costa

b) Tomás Antônio Gonzaga

c) Alvarenga Peixoto

d) Gonçalves de Magalhães

e) Basílio da Gama






22) (Puc) - Relacione as colunas:


1.Glauceste Satúrnio

2.Alcindo Palmirendo

3.Dirceu

4.Termindo Sipílio

5.Lereno


( ) Tomás Antônio Gonzaga

( ) Cláudio Manuel da Costa

( ) Basílio da Gama

( ) Caldas Barbosa

( ) Silva Alvarenga

a) 3, 1, 5, 2, 4

b) 3, 1, 4, 5, 2

c) 1, 2, 3, 4, 5

d) 3, 2, 4, 1, 5

e) 3, 1, 4, 2, 5






23) (Fatec) - "Voltaram à baila os deuses esquecidos, as ninfas esquivas, as náiades, as oréades e os pastores enamorados, as pastoras insensíveis e os rebanhos numerosos das bucólicas de Teócrito e Virgílio."

(Ronald de Carvalho, PEQUENA HISTÓRIA DE LITERATURA BRASILEIRA)


O trecho acima refere-se ao seguinte movimento literário:

a) Romantismo.

b) Barroco.

c) Arcadismo.

d) Parnasianismo.

e) Naturalismo.






24) (Ufviçosa) - Leia o texto a seguir e faça o que se pede:


Ornemos nossas testas com as flores

E façamos de feno um brando leito;

Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,

Gozemos do prazer de sãos amores.

Sobre as nossas cabeças,

Sem que o possam deter, o tempo corre,

E para nós o tempo, que se passa,

Também, Marília, morre.

(TAG, MD, Lira XIV)


Todas as alternativas a seguir apresentam características do Arcadismo, presentes na estrofe anterior, EXCETO:

a) Ideal de ÁUREA MEDIOCITAS, que leva o poeta a exaltar o cotidiano prosaico da classe média.

b) Tema do CARPE DIEM - uma proposta para se aproveitar a vida, desfrutando o ócio com dignidade.

c) Ideal de uma existência tranqüila, sem extremos, espelhada na pureza e amenidade da natureza.

d) Fugacidade do tempo, fatalidade do destino, necessidade de envelhecer com sabedoria.

e) Concepção da natureza como permanente reflexo dos sentimentos e paixões do "eu" lírico.






25) (Ufviçosa) - Leia o fragmento de texto a seguir e faça o que se pede:


Esprema a vil calúnia muito embora

Entre as mãos denegridas, e insolentes,

Os venenos das plantas,

E das bravas serpentes.


Chovam raios e raios, no seu rosto

Não hás de ver, Marília, o medo escrito:

O medo perturbador,

Que infunde o vil delito.


[...]


Eu tenho um coração maior que o mundo.

Tu, formosa Marília, bem o sabes:

Eu tenho um coração maior que o mundo.

Tu, formosa Marília, bem o sabes:


Um coração .... e basta,

Onde tu mesma cabes.


(TAG, MD, Parte II, Lira II)


Sobre o fragmento de texto de Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu, assinale a alternativa FALSA:

a) a interferência do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padrões poéticos clássicos, impede-o de abordar problemas pessoais.

b) a interpelação feita a Marília muitas vezes é pretexto para o poeta celebrar sua inocência e seu destemor diante das acusações feitas contra ele.

c) a revelação sincera de si próprio e a confissão do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o decálogo arcádico, prenunciando a poética romântica.

d) a desesperança, o abatimento e a solidão, presentes nas liras escritas depois da prisão do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada.

e) embora tenha a estrutura de um diálogo, o texto é um monólogo - só Gonzaga fala e raciocina.




11. C 12. A 13. A 14. C 15. D 1 6.D 17. B 18. B 19. C 20 D 21.B 22.C 23. C 24. A 25. A