BARROCO

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BARROCO NO BRASIL


GREGÓRIO DE MATOS: VIDA E OBRAS
GREGÓRIO DE MATOS


PADRE ANTÔNIO VIEIRA: VIDA E OBRA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA


EXERCÍCIOS:

Barroco

Questões:
01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:

A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos lingüísticos presentes na poesia ________.

a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.


02. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta:

a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.

c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.

d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.

e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.


03. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.

b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.

d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.

e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.


04. (VUNESP)

      Ardor em firme coração nascido;
      pranto por belos olhos derramado;
      incêndio em mares de água disfarçado;
      rio de neve em fogo convertido:
      tu, que em um peito abrasas escondido;
      tu, que em um rosto corres desatado;
      quando fogo, em cristais aprisionado;
      quando crista, em chamas derretido.
      Se és fogo, como passas brandamente,
      se és fogo, como queimas com porfia?
      Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
      Pois para temperar a tirania,
      como quis que aqui fosse a neve ardente,
      permitiu parecesse a chama fria.

O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.


05. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:

a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.

b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.

c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.

d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.

e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.


Texto para as questões 06 a 08

À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO

        Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
        Depois da Luz se segue a noite escura,
        Em tristes sombras morre a formosura,
        Em continuas tristezas a alegrias,

        Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
        Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
        Como a beleza assim se transfigura?
        Como o gosto, da pena assim se fia?

        Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
        Na formosura não se dê constância,
        E na alegria, sinta-se triste.
        Começa o Mundo enfim pela ignorância
        A firmeza somente na inconstância.

06. No texto predominaram as imagens:

a) olfativas;
b) gustativas;
c) auditivas;
d) táteis;
e) visuais.


07. A idéia central do texto é:

a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;
b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;
c) os contrastes da vida;
d) a falsidade das aparências;
e) a duração prolongada do sofrimento.


08. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?

a) disposição antitética da frase;
b) cultismo;
c) estrutura bimembre;
d) concepção teocênctrica;
e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva.


09. (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.


10. (UEL) Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:

a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.

b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.

c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.

d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.

e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.

Resolução:
01 - B
02 - E
03 - B
04 - C
05 - D
06 - E
07 - A
08 - A
09 - E
10 - D




PARTE 2


Texto para as questões 11, 12, 13 e 14:




“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em contínuas tristezas a alegria.




Porém se acaba o Sol, por que nascia?

Se é tão formosa a Luz, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto da pena assim se fia?




Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,

Na formosura não se dê constância,

E na alegria sinta-se tristeza.




Começa o mundo enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza

A firmeza somente na inconstância.”




11. A idéia central do texto é:

a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;

b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;

c) os contrastes da vida;

d) a falsidade das aparências;

e) a duração prolongada do sofrimento.




12. A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;

b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;

c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;

d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;

e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.




13. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?

a)estrutura bimembre

b)estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva

c)disposição antitética da frase

d)concepção teocênctrica

e)cultismo




14. No texto predominaram as imagens:

a)táteis

b)olfativas

c)auditivas

d)visuais

e)gustativas




Texto para a questão 15:




“Ardor em firme coração nascido!

Pranto por belos olhos derramado!

Incêndio em mares de água disfarçado!

Rio de neve em fogo convertido!




Tu, que em um peito abrasas escondido,

(*?) Tu, que em ímpeto abrasas escondido,

Tu, que em um rosto corres desatado,

Quando fogo em cristais aprisionado,

Quando cristal em chamas derretido.




Se és fogo como passas brandamente?

Se és neve, como queimas com porfia?

Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.




Pois para temperar a tirania,

Como quis, que aqui fosse a neve ardente,

Permitiu, parecesse a chama fria”.




15.O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta quais características:




a)Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo

b)Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo

c)Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta

d)Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida




16. Assinale a alternativa que não apresenta uma correta definição do estilo Barroco:

a)A produção poética seiscentista expressou a tensão e a irregularidade de uma época conturbada por valores opostos.

b)Uma das temáticas determinantes da poesia do século XVII foi a efemeridade do mundo terreno.

c)A dialética da culpa e do arrependimento refletiu a inconstância da alma barroca.

d)O Barroco brasileiro adotou o racionalismo como um dos principais norteadores da vida e da arte

e)O jogo de idéias e de palavras confirmou-se como um dos aspectos preponderantes da estética barroca.




17.O Barroco também é chamado de:




a)Seiscentismo

b)Romantismo

c)Futurismo

d)Realismo

e)Modernismo




18.O bifrontismo do homem, santo e pecador e a tentativa de associar as dualidades da vida: céu+terra, alma+corpo, espírito+matéria, são características de qual estilo literário:




a)barroco

b)arcadismo

c)modernismo

d)realismo

e)humanismo




Responda as perguntas 19 e 20 com base no texto a seguir.




"O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel e das coisas do Mundo, uma que vão, outras que vêm, outras que atravessam - e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque a desatendem ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um..."
(Pe. Antônio Vieira)




19.Assinale a metáfora mal explicada.

a)trigo semeado - palavra de Deus.

b)Espinhos - corações ligados aos bens materiais.

c)Pedras - corações de homens sem amor.

d)Caminhos - corações dos que seguem as palavras de Deus.

e)Terra boa - é a da palavra que frutifica.




20.Na frase "e todas passam", está clara a idéia de que:

a)a vida terrena é muito valiosa;

b)o mundo material deve ser muito valorizado

c)os bens da terra não perdem seu valor

d)a existência humana não é perene

e)a vida terrena é a que realmente conta.




21. Que falta nesta cidade? Verdade.

Que mais por sua desonra? Honra.

Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.




O demo a viver se exponha,

Por mais que a fama a exalta,

Numa cidade onde falta

Verdade, honra e vergonha.

(Gregório de Matos)




O poema:

I. Mantém uma estrutura formal e rítmica regular.

II. Enfatiza as idéias opostas.

III. Emprega a ordem direta.

IV.Refere-se a cidade de São Paulo.

V. Emprega a gradação.

Então, pode-se dizer que são verdadeiras:

a) apenas I, II, IV.

b) apenas I, II, V.

c) apenas I, III, V.

d) apenas I, IV, V.

e) todas.




Texto para as questões 22, 23, 24 e 25:




Soneto

Um soneto começo em vosso gabo;

Contemos essa regra por primeira,

Já lá vão duas, e esta é a terceira,

Já este quartetinho está no cabo.




Na quinta torce agora a porca o rabo;

A sexta vai também desta maneira

Na sétima entro já com grã canseira,

E saio dos quartetos muito brabo.




Agora nos tercetos que direi?

Direi que vós, Senhor, a mim me honrais,

Gabando-vos a vós, eu fico um rei.




Nesta vida um soneto já ditei,

Se desta agora escapo, nunca mais;

Louvado seja Deus, que o acabei.

(Gregório de Matos)









22."O texto é um soneto, porque tem uma forma definida." Explique tal afirmativa.




23.O que significam as palavras GABO e CABO?




24.O que significa a expressão popular do quinto verso?




25.O texto passa a nítida impressão de que o poeta não o queria escrever. Isso ocorre, porque o nobre que lhe pedira o soneto não merecia elogios. Que efeito o texto acaba transmitindo?




26. “Quem deixa a Deus por Deus não o perde, antes o assegura. Deus é caridade; e, assim, a alma que por respeito da caridade se priva de Deus, aparta-se donde na verdade fica, e fica donde parece que se aparta”.




Assinale a alternativa correta a respeito do texto acima.

a)O tratamento dado à temática religiosa mostra que o fragmento pertence ao Trovadorismo, estilo de época da Idade Média.

b)A temática religiosa e o jogo de antíteses, presentes nesse fragmento dissertativo, identificam seu estilo barroco conceptista.

c)O enfoque maniqueísta do narrador, associado à linguagem emotiva, justifica classificar o fragmento como romântico.

d)A linguagem descritiva e a ausência de argumento dogmático caracterizam o estilo renascentista do fragmento.

e)A linguagem pleonástica na construção de efeitos sintéticos caracteriza o estilo cultista desse fragmento narrativo.




27. A poesia lírica de Gregório de Matos subdivide-se em amorosa e religiosa.

a)Quais são os dois modos contrastantes de ver a mulher, na lírica amorosa?




b)Como aparece na lírica religiosa a idéia de Deus e do pecado?




28.A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa incorreta:

a)Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino

b)Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo

c)As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus

d)A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas

e)Alma maligna, caráter rancoroso, relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras




29. Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos:

a)Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa

b) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX

c)Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas

d)Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época

e)Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso




30.Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:

A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos lingüísticos presentes na poesia ________.




a)subjetiva o verso livre romântica

b)rebuscada a antítese barroca

c)detalhada o subjetivismo simbolista

d)simples a antítese parnasiana




31.Assinale a alternativa incorreta:

a)A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão

b)O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações

c)O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista

d)A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva

e)Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista




32. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a)O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina

b)O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista

c)O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida

d)A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma

e)O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas