SIMBOLISMO

O Simbolismo
Cruz e Sousa
Alphonsus de Guimaraens
Augusto dos Anjos

Exercicio


1. (UNID – SP)
Não corresponde ao Simbolismo a afirmativa:
a –No Brasil, o Simbolismo  começa em 1893 com a publicação de Missal e Broquéis, ambos de Cruz e Souza.
b –Olavo Bilac, um dos poetas mais festejados do período, escreveu o poema formal Profissão de fé.
c –Os versos “Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas...” fazem parte do poema “Violões que choram”.
d –O autor mais representativo desse movimento – Cruz e Souza – também é chamado de Cisne Negro.
e –Alphonsus de Guimarães é o autor de Ismália.

2.Observe o verso:
“Ó sonora audição colorida do aroma”.

Assinale a alternativa que caracteriza o verso quanto ao estilo de época:

a – É simbolista: o autor usa palavras que transmitem sensações diversas e simultâneas de audição, visão e olfato.
b – É romântico: explora uma linguagem emocional voltada para os problemas íntimos.
c – É parnasianista: cultiva a perfeição sonora, o vocabulário preciosista, o delírio de grande musicalidade.
d – É barroco: sua linguagem é densamente figurada com paradoxos sensacionais.
e – É neoclássico: valoriza uma descrição idílica e sonora da natureza.

3. (Mackenzie) - Assinale a alternativa que não se refere ao Simbolismo.

a) Na busca de uma linguagem exótica, colorida, musical, os autores não resistem, muitas vezes, à idéia de criar novos termos. 
b) Ocorre grande interesse pelo individual e pelo metafísico. 
c) Há assuntos relacionados ao espiritual, místico, religioso. 
d) Nota-se o emprego constante de aliterações e assonâncias. 
e) Busca-se uma poesia formalmente perfeita, impassível e universalizante.

4. (Cescem) - Um dos aspectos que faz com que a poesia simbolista se contraponha frontalmente ao Parnasianismo é:

a) o predomínio da linguagem denotativa sobre a figurada, como tentativa  de exprimir com mais clareza as ambiguidades da alma. b) a consideração do poema como um produto artístico, resultante de um processo lógico e analítico de interpretação do real. 
c) a visão materialista do mundo, adequadamente expressa por uma linguagem eivada de sugestões plásticas que acentuam a ideia de sensualidade. 
d) a adoção de uma postura subjetiva diante da realidade, expressa por uma linguagem rica de associações sensoriais. 
e) o abandono do soneto, que, como forma poética fixa, passa ser considerado impróprio para exprimir a fluidez onírica.


5..Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
     
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...

Infinitos espíritos dispersos
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.

a) Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.

6.(UM-SP) Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:

a) mitologia pagã e busca da natureza. 
b) simbologia matemática e musical.
c) análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo.
d) exaltação da natureza pátria e do índio.
e) misticismo, amor e morte.

7.(UNIFICADO-RS)

"Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma
Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma!"

A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.

Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas,olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:

a) eufemismo 
b) sinestesia
c) antítese
d) polissíndeto
e) paradoxo

8.(UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

a) Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves.
b) Barroco, prinpalmente em Gregório de Matos.
c) Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.
d) Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira.
e) Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.
9. (FUVEST-SP)

I.

"Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego 
Do claustro, na paciência e no sossego, 
Trabalha, e teima, e sofre, e sua!"

II.

"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas! 
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... 
Incensos dos turíbulos das aras..."

As estrofes da página anterior são, respectivamente, dos poetas:

a) Manuel Bandeira e Olavo Bilac.
b) Vinicius de Moraes e Fagundes Varela.
c) Olavo Bilac e Cruz e Souza.
d) Cruz e Sousa e Castro Alves.
e) Castro Alvez e Alphonsus de Guimaraens.

10.FUVEST-SP)

I.

"Porque não merecia o que lograva,
Deixei, como ignorante, o bem que tinha, 
Vim sem considerar aonde vinha, 
Deixei sem atender o que deixava."

II.

"Se a flauta mal cadente
Entoa agora o verso harmonioso, 
Sabei, me comunica este saudoso 
Influxo a dor veemente;
Não o gênio suave,
Que ouviste já no acento agudo e grave."

III.

"Da delirante embriaguez de bardo,
Sonhos em que afoguei o ardor da vida, 
Ardente orvalho de febris pranteios, 
Que lucro à alma descrida."

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado perdido.

Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente.

a) barroco, arcadismo, romantismo
b) barroco, romantismo, parnasianismo
c) romantismo, parnasianismo, simbolismo
d) romantismo, simbolismo, modernismo
e) parnasianismo, simbolismo, modernismo




Gabarito
1. B        2. A       3. E      4.A      5. A      6. E       7. B        8. C        9.C         10.A